quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

História




A ginástica rítmica surgiu no final do século XIX e início do século XX. Foi ideia  de  Noverre (1722-1810),  Delsarte (1811-1871)  Bode (1881) para utilizar  movimentos de dança no  exercício de diferentes partes do corpo humano, desenvolvendo assim a expressividade estética e graciosidade.
Isadora Duncan
O suíço Emile Jacques Dalcroze  desenvolveu a ideia de acrescentar  música e  ritmo a este desporto. Isto trouxe uma mistura de arte e beleza na execução dos movimentos acrobáticos ao ritmo da música.
A dançarina americana Isadora Duncan também foi uma personagem marcante na inclusão da beleza e da arte do balé clássico que faltava para a ginástica rítmica.




Foi em meados de 1940, que a ginástica rítmica se tornou competitiva. Isto começou na antiga União Soviética, onde os campeonatos nacionais eram disputados desde 1942.

Canadá
Não demorou muito até que a Federação Internacional de Ginástica  reconhece-se  a nova modalidade. Em 1963, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Budapeste, na Hungria. No total, participaram da competição 28 ginastas e 10 países europeus. O primeiro campeonato por equipes realizado no mundo foi em 1967, em Copenhaga, na Dinamarca.
  

Em 1984, a ginástica rítmica participava pela primeira vez dos Jogos Olímpicos, realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Até hoje, a ginástica rítmica faz  parte do quadro de modalidades das Olimpíacas. Os países com maior destaque até hoje são do leste europeu, destaque para as russas, que são as maiores especialistas do mundo nesta modalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário